-| footerfacebookicon   footertwittericon  footerrssicon

Ascite

Dicas Lab Animal_06

Quando percebemos que a barriguinha de nossos animais está maior do que o normal, um pouco endurecida e que isso aumenta a cada hora, parecendo ter líquido dentro, então é hora de procurar ajuda de um veterinário! Isso pode ser ascite!

Geralmente o veterinário detecta que existe mesmo uma grande quantidade de líquido dentro do abdômen do seu animal e solicita o exame mais comum para fechar este diagnóstico: o ULTRASSOM ABDOMINAL.

O ultrassom poderá também mostrar alterações nos órgãos que podem justificar esse extravasamento de líquido, como por exemplo uma alteração no fígado, ou um tumor. Além disso, é ideal realizar uma ANÁLISE deste líquido, que será retirado com uma seringa, para indicar que tipo de material é aquele e auxiliar no tratamento. Um exemplo da importância desta retirada é quando o animal sofreu um acidente e pode ter rompido algum órgão, como por exemplo a bexiga e teremos urina dentro do abdômen, ou um outro órgão que pode estar sangrando e encontraremos sangue dentro do abdômen! Outro exemplo, seria este acúmulo de líquido ser causado por um parasita de gatos chamado Corona vírus, que debilita o animal e causa entre outros problemas, a peritonite infecciosa felina (PIF). Outras causas seriam a baixa de proteína, um mal funcionamento do coração, etc.

Com todos esses exemplos podemos entender melhor a importância de procurar rápido a ajuda de um médico veterinário que irá encaminhar o paciente ao Centro de Diagnóstico para realizar os exames necessários e finalmente tratar esse distúrbio com um diagnóstico preciso.