-| footerfacebookicon   footertwittericon  footerrssicon

Otite

Dicas Lab Animal_010A otite é a inflamação do ouvido. Uma patologia muito comum, que pode passar desapercebida, caso os donos não percebam a coceira. Muitas pessoas não sabem que ao balançar a cabeça o animal está coçando as orelhas e esse é o principal sintoma.

Esta doença é mais comum nos animais de orelhas longas, mas isso não significa que as outras raças estejam livres. É muito importante sempre observar o animal quanto a mudança de comportamento e vermelhidão ou até mesmo um aumento da secreção, mudança de cheiro ou sangue nas orelhas.

Ao perceber tais alterações leve o animal o mais rápido possível ao médico veterinário, pois essa inflamação pode gerar uma infecção que se torna grave, podendo causar até a um dano cerebral, nos casos mais graves.

Um bom exame para ajudar o clínico a escolher o melhor antibiótico, é a cultura de bactérias com antibiograma, onde são testados diversos antibióticos e se pode descobrir qual realmente fará efeito para determinada bactéria. Para realizar este exame o animal deve estar pelo menos uma semana sem usar medicamento tópico ou via oral, a fim de evitar interferências e resultados falsamente negativos.

Algumas vezes fungos também estão presentes e neste caso o exame realizado é a cultura de fungos, é importante descobrir qual parasita está causando o problema, para saber qual medicamento usar.

O tratamento deve ser feito com precisão para obtermos sucesso e a prevenção deve ser constante.

 

Fica a dica: ao banhar seu animal sempre proteja as orelhas, evitando contato com a água para que elas permaneçam secas.